22 fevereiro, 2007

Dislexica eu?





Dislexia ((do grego) dus = difícil, dificuldade; lexis = palavra.) é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula.

Sintomas:
*Haverá sempre:
-dificuldades com a linguagem e escrita ;
-dificuldades em escrever;
-dificuldades com a ortografia;
lentidão na aprendizagem da leitura;


*Haverá muitas vezes :
-disgrafia (letra feia);
-discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
-dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;
-dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
-dificuldades para compreender textos escritos;
-dificuldades em aprender uma segunda língua.

*Haverá às vezes:
-dificuldades com a linguagem falada;
-dificuldade com a percepção espacial;
-confusão entre direita e esquerda.


******************************************************

Parando pra pensar que a dislexia acomete apenas 15% da população (pouquissima gente digasse de passagem), então porque é tao comum conhecer gente que tem esse conjunto de problemas seguidos??
Eu mesma parando rpa pensar observei que tenho mai de 10 dessas dificuldades, e parei rpa conversar com minah mãe...e decobri que eu quase fui uma dislexica em potencial, quando entrei pra fazer pintura minha dificuldade com caligrafia, com memorização e com atenção eram terríveis, então em 98 entrei pra fazer pintura, eu adorava mas era um saco ter que ficar horas fazendoa mesma coisa concetradamente, fui nesse ritmo ate 2000, e não é que deu resultado?!
De lá pra cá, descobri que gostava mesmo de artes, e inclusive é por isso que faço artes plásticas hoje, e que melhorei profundamente.
Obrigado mamãe.
Mas aidna me pego com certas dificuldades, e vou procurar um psicologo que queira me atender pra responder a pergunta "Dislexica eu?"
p.s.:deixei o texto sem edição e correção ortografica pra se notar a dificuldade com a escrita!

Um comentário:

Unknown disse...

se for por esses intens aih... entao eu sou dislexica...
kkkkkkkkkkkkkkk
acho q td mundo tem um "q" de dislexia nesse mundo de hj!!!
neh nao???